sábado, 6 de abril de 2013

Cidade Kemel: Saiba Sobre a História E Origem Desse Bairro Tradicional de SP



# A História de Cidade Kemel: Um Relato de Conurbação e Herança


Cidade Kemel, um bairro marcante na Grande São Paulo, possui uma formação que ecoa o processo de conurbação que ocorreu em toda a região. Seu nome carrega consigo a memória dos antigos proprietários, trazendo à tona a rica herança que moldou suas raízes.

## Uma Fazenda Transformada


No ano de 1953, o que hoje conhecemos como Cidade Kemel era uma vasta fazenda, dedicada à produção de uva Itália, pera d'água e caqui. Foi então que Kemel Addas viu o potencial da terra e a adquiriu, dando início a uma nova fase na história do local. No ano seguinte, a fazenda foi loteada, dando origem ao que viria a ser o bairro.

## O Surgimento de Kemel: Um Legado Imortalizado


A Imobiliária Kemel desempenhou um papel crucial nessa transformação. A partir de 1954, o primeiro loteamento da região começou a ser construído, e o bairro foi batizado em homenagem ao visionário Kemel Addas. Com o passar dos anos, o termo "cidade" foi acrescentado, refletindo a expansão e a importância que o bairro alcançou.

## A Atração da Natureza e a Migração dos Moradores


Os primeiros habitantes de Cidade Kemel eram, em grande parte, provenientes da Zona Leste de São Paulo, além de moradores de outras cidades da Grande São Paulo e do litoral sul do Estado. Foram atraídos pela abundância de árvores e plantações que caracterizavam a região na época. À medida que o centro da capital se desenvolvia e o custo de vida aumentava, muitos optavam por migrar para bairros periféricos, como Cidade Kemel.

## Um Legado de Longevidade


A história de Cidade Kemel também é marcada por figuras notáveis. Massud Addas, pai de Kemel, viveu no bairro fundado por seu filho até 1988, quando faleceu aos notáveis 108 anos de idade. Kemel Addas, por sua vez, deixou sua marca até o ano de 1998, quando, aos 87 anos, foi vítima de um trágico atropelamento na cidade de São Paulo.

## Um Tributo Permanente


Hoje, as fotografias que narram o processo de loteamento do bairro e homenageiam seu fundador estão em exposição no Terminal Rodoviário da Cidade Kemel, lembrando a todos que visitam a importância daqueles que moldaram esse pedaço de história.

Cidade Kemel é mais do que um bairro; é um testemunho vivo da tenacidade e visão daqueles que acreditaram no potencial desse local. Sua história ressoa como um eco da Grande São Paulo, um símbolo de conurbação e um legado de uma comunidade que se formou e prosperou ao longo dos anos.
Carregando comentários

0 comentários